A Orquestra de Bandolins de Esmoriz (OBE) constituiu-se oficialmente em 1984, resultante um movimiento musical iniciado, em Esmoriz, pelo maestro fundador Luís Marques Aleixo, onde a orquestra acompanhava o teatro de revista da altura.
Actualmente sob a direcção musical do maestro, compositor e instrumentista Luís Sá, conta com 20 instrumentistas, amadores e profissionais, com idades entre os 13 e os 80 anos. Adota a configuração de orquestra de plectro (instrumentos tocados com «palheta»), composta de bandolins (modelo português), bandolas, bandoloncelos, guitarras, bandolão (bandolim-contrabaixo), guitarra-contrabaixo, piano e percussões. Apresenta um vasto repertório que se estende desde os compositores clássicos aos compositores populares, incluindo várias composições originais.
Gravou em 2017 o terceiro CD do ciclo ComTrastes, sob o lema «instrumentos com trastes tocam músicas contrastantes» que junta composições originais, compositores portugueses e estrangeiros sob várias linguagens musicais.
Em 2019 tem como principal iniciativa o «ciclo de concertos nas igrejas do concelho», onde a par da sua música, dos músicos e coro convidados, faz realce dos aspetos históricos e arquitetónicos dos locais, criando uma experiência cultural abrangente.