Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha

Director: José João Ferreira

A Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha, teve o seu início por volta de 1924, com o professor Jorge de Gouveia, que fundou a 1ª Tuna de Bandolins da Camacha.

Em 1947 formou-se a 2ª Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha sob a orientação do mestre Américo Paulo Vieira. Em 1978 formou-se a 3ª Tuna tendo como dirigente o Dr. José Alberto de Freitas Gonçalves. Além de atuações a nível regional, esta Tuna atuou em Lisboa, duas vezes em Londres e duas vezes no vizinho Arquipélago dos Açores. Gravou o seu CD em 1991. Foi esta Orquestra que teve a feliz iniciativa de organizar o 1º Encontro Regional de Tunas em 1985, por ocasião do seu VII Aniversário, na Capela de São José na Camacha, em que participaram 14 grupos deste género musical.

Em Janeiro de 2006 – Por iniciativa de José João de Jesus Ferreira, foi reativada a atual Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha; com a colaboração de alguns elementos que tinham estado ligados à Tuna de 1978 e o apoio incondicional da Casa do Povo da Camacha, nas pessoas da Dr.ª Elsa Sá e do atual presidente da Casa do Povo da Camacha Dr. º Ricardo Vasconcelos.

A atual Orquestra tem participado em diversos eventos tais como solenização de missas, festivais, encontros de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira.

Em 2012 criou 2 eventos que fazem parte da sua agenda anual de concertos que designou como «Momentos» e «Tradição Bandolinística». Em 2013 organizou um concerto na Casa do Povo da Camacha a que denominou a «Noite do Baile». Em setembro de 2014 , e em setembro desse mesmo ano deslocouse a Londres a convite do Centro Desportivo e Cultural de Londres para atuar no dia da Camacha em Londres.

Esta Orquestra participou em diversos eventos realizados em conjunto com as orquestras da Casa da Cultura de Câmara de Lobos e Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Ponta Sol e Porto Moniz, que culminou com uma atuação no Largo da Achada na Camacha, no Festival de Arte Camachense em agosto de 2015, com a participação de alguns elementos da Banda Paroquial de São Lourenço.

Em julho de 2016 participou no programa da RTP Madeira Plectro, um projeto do grande e entusiasta bandolinista Norberto Cruz que culminou com uma grande atuação no Casino da Madeira com a Orquestra de Bandolins da Casa da Cultura de Camara de Lobos, Tuna de Bandolins da Ponta do Sol e Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha.

Em dezembro de 2017 participou na peça de Teatro com todos os grupos da Casa do Povo da Camacha no Auditório inserido nas comemorações dos 80 anos da Casa do Povo da Camacha denominado «A Casa da Montanha». Em julho de 2019, participou no evento dinamizado pela Associação ADESCA, com um carro de «serradores» no Cortejo Etnográfico da Camacha, denominado «Camacha de Ontem, Madeira de Sempre» e o Quadro do Pão por Deus. Em outubro de 2020 a Orquestra participou no V Festival Internacional de Bandolins e Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira no Teatro Municipal Baltazar Dias; este ano com um Documentário gravado ao vivo que ficará para a posteridade, da história do bandolim na Madeira, a convite da Associação de Bandolins da Madeira. Neste ano no Teatro Municipal Baltazar Dias, foi apresentado pela primeira vez o Documentário da história do bandolim na Madeira intitulado «Jardins Bandolins e Outros abraços».

Em 2022 participou no projeto «Diálogos Musicais Ibero-Americanos», promovido pela ABM com a IBERMÚSICAS e pela Direção Geral da Cultura (DGARTES). A Orquestra participou neste projeto com a gravação de um vídeo com o tema musical «Casais d´ Além em Festa». O seu repertório, é composto por músicas de vários géneros: clássico, tradicional, ligeiro e música sacra. Atualmente com 15 elementos, esta Orquestra de Bandolins tem como grande objetivo e ambição preparar jovens interessados em instrumentos tocados com palheta, de modo a garantir a continuidade das já tradicionais Orquestras de Bandolins da Casa do Povo da Camacha e para tal é ministrado semanalmente o ensino de solfejo, bandolim, guitarra, contrabaixo, bandola e bandoleta, instrumentos que compõem a Orquestra.

Localidad: Camacha
Provincia: Madeira
País: Portugal
Nos visitó en 2023

PROGRAMA

  • Marcha da Ribeirinha ……  José Ferreira
  • Casais d’além em festa …… Ernesto Serrão
  • Myrthsalia ……………………. Mário Maciocchsi
  • Sonho da aldeia …………….. Ernesto Serrão
  • Maggiolata ……………………. Mário Maciocchsi
  • Hino da orquestra …………. Jorge Gouveia